O projecto A Psicologia em números: Observatório da profissão pretende assegurar mecanismos de observação regular da Psicologia e dos psicólogos, promovendo, através da análise, sistematização e divulgação de dados, a produção de conhecimento sobre o perfil dos psicólogos e da Psicologia.

Além do mapeamento da distribuição do número de psicólogos pelos vários domínios de actuação, realçando o seu empenho, a sua perícia e contributos para uma sociedade mais saudável e plural, pretende-se, também, dotar os futuros estudantes universitários da informação necessária para a melhor tomada de decisão.

Este projecto constitui, por isso, um importante instrumento no cumprimento de dois dos quatro eixos estratégicos orientadores do mandato 2017-2020 da Direcção da OPP: «Valorizar a profissão melhorando as condições do seu exercício» e « Alcançar um serviço de excelência e proximidade aos psicólogos »; assim como da sua missão: «(…) contribuir construtivamente para o planeamento estratégico e afirmação do exercício profissional da Psicologia, em Portugal e no mundo (…)» (OPP, 2018).

O conjunto de indicadores apresentado reflecte diferentes índices estatísticos sobre várias áreas da Psicologia sendo possível aos membros e ao público em geral, percepcionar de forma objectiva a evolução da profissão, assim como o crescimento do número de membros inscritos na OPP. Pretende-se, a médio prazo, que este conjunto de indicadores se possa tornar, cada vez mais abrangente.

Esta plataforma irá disponibilizar, também, os resultados do segundo Censo da OPP, com realização quadrienal, este será o maior e mais completo estudo sobre a profissão e os psicólogos em Portugal.

Para a concretização destes objectivos é fundamental que os vários parceiros, enquanto fontes privilegiadas de informação, e os psicólogos, enquanto principais agentes da área, colaborem de forma pró-activa, para que a disseminação de informação consiga representar o interesse comum na afirmação dos psicólogos e da Psicologia.