Psicólogos no Ensino Público Pré-Escolar, Básico e Secundário

1.087

 

Os dados apresentados resultam do estudo realizado pela OPP em 2018, que pretendia mapear o número de Psicólogos a exercer funções nas unidades orgânicas dos estabelecimentos de ensino da rede pública de educação, a nível nacional (Portugal Continental e Ilhas).

A informação apresentada é da responsabilidade da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) no que diz respeito ao território continental e das respectivas Direcções Regionais da Educação no que diz respeito aos Sistema Educativo Regional das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Em ambos os casos, foram considerados para a contabilização, todos os vínculos de contratação vigentes à data da recolha dos dados, assim como os Programas ocupacionais de emprego.

Os dados apresentados correspondem ao valor total de horários completos de Psicólogos, pelo que o número de Psicólogos a exercer funções nas Escolas e Agrupamentos de Escolas será superior ao valor apresentado.

No âmbito da actuação dos Psicólogos da Educação e da multiplicidade de funções que a intervenção destes profissionais assume, na formação, desenvolvimento pessoal e social nos contextos educativos, a OPP  lançou, em 2017, a Campanha Escola SaudávelMente contribuindo para a promoção de políticas saudáveis nas escolas: