Diplomados em Psicologia

41.425

Vagas para o 1.º Ciclo

2.398

Inscritos no 1.º Ciclo

1.532

Instituições com 1.º Ciclo

31

 

 

 

 

Em 2007, Portugal apresentava mais cursos de licenciatura em Psicologia do que Espanha, com 37 instituições de ensino superior público e privado, a ministrar cursos de 1.º ciclo.

Nos últimos anos, assistimos, contudo, a um decréscimo gradual do número de instituições com cursos de Psicologia em funcionamento, ainda que com algumas oscilações.

Assistimos ao encerramento de algumas instituições privadas e ao surgimento de novos cursos de 1.º e 2.º Ciclo em Psicologia.

Actualmente são 31 as instituições de ensino superior nacionais, 12 públicas e 19 privadas, que disponibilizam, na sua oferta formativa, o curso de 1.º Ciclo em Psicologia.

A informação apresentada é da responsabilidade da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e resulta, também, dos contactos realizados com as instituições de Ensino Superior Público e Privado.

A OPP disponibiliza, através do seu Repositório de recursos, o documento O Papel e a Importância dos Psicólogos no Ensino Superior, que propõe um conjunto de orientações sobre o papel dos Psicólogos neste contexto.